Últimas
Carregando...
, ,

PES 2016: primeiras impressões

DESIGN
Em uma olhada inicial na programação visual do game, acho que faltou padronização e um cuidado no contraste, tanto para os menus quanto para a geração de caracteres no decorrer do jogo. Sendo mais específico, as letras tem hora que são grande demais, ocupando muito espaço, ou pequenas demais, difícil de enxergar. Já sobre o contraste, eu quis dizer que as cores do plano de fundo são parecidas com as cores que estão no menu de navegação, o que deixa tudo meio embaralhado algumas vezes.







RITMO DE JOGO
Deram uma melhorada no ritmo, mas só do lado do meu time, por que os jogadores do computador estão meio lentos, meio sonsos. Preferi jogar com outra pessoa do que contra o computador, pelo fato de que a reação dos personagens está mais acelerada, e isso é ótimo! Quando você ou o outro cara aperta qualquer botão, é possível ver a ação acontecer rapidamente, desde um simples passe, desarme ou um combo de um drible mais desenvolvido. Acho que quando se espera "boa jogabilidade" e "realismo", que tanto prometem, a gente quer é isso, uma resposta rápida nos comandos, pra te envolver mais, pois você sente agir no jogo, e não assistir o que os personagens fazem.



GOLEIROS
Prometeram um deslocamento mais efetivo dos goleiros, mas o que se vê ainda são saltos curtos e saída um pouco atrasada, principalmente dos goleiros do computador. O goleiro do meu time até consegue desenrolar umas defesas difíceis, mas vi o goleiro rival tomar uns gols na base das "mãos de alface". Pra ter um game mais divertido, não precisa escancarar o gol. Mas pra não dizer que sou chato, tá um pouco melhor que o Fifa 15.





DEFESA
Minha avaliação sobre a defesa segue a mesma linha do que falei sobre o ritmo de jogo: você percebe uma boa recomposição e desarmes de seu time, mas o computador parece a zaga do Flamengo, ou seja, uma hora é intransponível e na outra, aparece totalmente distraída. É um desnível muito grande, e às vezes é absurdo o espaço entre o meio campo e a zaga em níveis mais difíceis. Agora, ainda sobre o desarme, gostei do carrinho, dá pra chegar firme e sair com a bola sem falta.



PASSE
A reprodução do passe está bem feita, tanto no direcionamento quanto no efeito da bola, comprovando o que os desenvolvedores haviam anunciado durante entrevistas antes do lançamento. Você pode lançar o direcional pro lugar certo, que o caminho da bola vai dar no que você quer, e os passes longos também estão bem precisos, e com plasticidade semelhante ao futebol real.





CHUTES
Assim como os passes, os chutes ganharam precisão e efeito, e estão mais belos, fazendo uma curva bonita naquela bomba de longa distância. Mas o problema é que Konami investiu tanto nessa história de "física da bola", que qualquer desvio de leve resulta em rebote, e que volta e meia termina em bate-rebate e gol feio. Quer dizer, ao invés da bola cair direto na rede depois de uma jogada bonita, a gente tem que se contentar com um gol feio na base de desvios toscos da bola.



GRÁFICOS
Por conta do motor gráfico Fox Engine, o PES 2016 está impressionante no que se diz respeito à reprodução da aparência dos jogadores, sobretudo os principais astros, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, com extrema semelhança. Porém, podiam caprichar um pouco mais nos jogadores brasileiros, né... Legal que tem cinco estádios brasileiros bem parecidos com os reais e mais de 400 rostos de jogadores do Brasileirão, mas não tão lá essas coisas e os genéricos então, melhor nem comentar. Mas pra fechar sobre os gráficos, a chuva que vai mudando sua força ficou bem real, não só visualmente mas também na condução do jogo, ficando um pouco mais preso pelo campo molhado.





MODO RUMO AO ESTRELATO
Chega de bancar! Agora, no Pro Evo 2016 você consegue ficar mais tempo dentro de campo pra mostrar seu futebol. Mas tem que correr muito e mostrar serviço, senão você volta pro lugar de onde Leandro Damião jamais deveria sair: o banco de reservas. De ruim, esse nome... Modo Rumo ao Estrelato? Pra quem só joga Fifa, é o equivalente ao Modo Carreira.



MYCLUB
Aparentemente, deram um jeito na lerdeza e nos travamentos que vimos no PES 2015. Outro avanço é que está mais fácil de gerenciar seu time, sem tantos rodeios pra chegar no que você quer. E comparando com o concorrente Fifa Ultimate Team, o MyClub tem a autonomia como trunfo para atrair mais adeptos, pois permite executar mais variações e aplicar mais evoluções que o FUT, sem tanta enrolação ou espera.



POSTS RELACIONADOS

0 comentários

FACEBOOK